13 de mar. de 2008

Maravilhoso Mundo de Arcimboldo



Houve um pintor chamado Giuseppe Arcimboldo (1527–1593), que compôs rostos humanos usando cenouras, berinjelas, rabanetes, tomates, cebolas, alhos, uvas, azeitonas, pêssegos, figos...


Arcimboldo apreciava transformar um rabanete em um rato? Uma vagem em um inseto? Com certeza ele expandiu a imaginação de seus contemporâneos e de artistas (e não-artistas) até os dias de hoje.

O bibliotécario - 1566

Suas obras mais famosas são as várias cabeças compostas, que retratam perfis humanos a partir da reunião de bichos, pessoas, plantas e diversos objetos. Suas telas não eram vistas, na época, apenas como pinturas: funcionavam como um jogo, uma brincadeira.


As telas novas do imperador


Hoje é festa no castelo,todos querem ver o belo presente do Imperador Maximiliano II.
De repente, todo mundo ouve o rufar do tambor.Arcimboldo se aproximae tira o pano de cimado misterioso presente.
Todos dizem “ahs!” e “ohs!”E do rei se ouve a voz:
— Quatro telas, minha gente!Um conde, ou duque, não sei,que é muito amigo do rei,torce o nariz para as telas:
— Esse pintor é demente,não há cristão que agüente!Alteza, livre-se delas.
— Ora, conde, por favor; se conhece alguém melhor que o Arcimboldo, me traga.Mas precisa ser cientista,decorador, retratista e escritor nas horas vagas.
O conde responde, enfático:
— Esse Arcimboldo é lunático,as telas são um pesadelo!O olho é um fruto amarelo.A orelha é um cogumelo,cacho de uva é cabelo...
— Meu conde, você não entende o jogo, a alegoria,os sonhos, a alegria desse gênio da pintura?Se isso aí é loucura,também quero ser doente!
O conde fica calado,e o rei completa, inflamado:
— Agora chega de ataques!Não só adorei as telas,como vou pôr todas elas em seu quarto, com destaque!Toda a corte bate palmas.
O conde, então, perde a calma,finge sofrer um infarto e foge feito um lagarto,fungando por toda a rua.
Arcimboldo olha pra Lua.
CUNHA, Leo. O inventor de brincadeiras. Arcimboldo. Belo Horizonte: Dimensão, 1996. Coleção arte/vida.



Arcimboldo é certamente um artista diferente, criador de uma forma de surrealismo quando nem se falava nisso. E pode perfeitamente assumir um lugar na galeria dos surrealistas, mesmo que tecnicamente não se possa dizer isso. É o tipo de pintura na qual temos que nos fixar por longo tempo, a fim de descobrir detalhes - que nos surpreendem a cada nova observação.
Não deixe de conferir as mais belas obras de Arcimboldo.
.

Nenhum comentário: