10 de jul. de 2009

Ivan Cruz

O artista Plástico Ivan Cruz nasceu em 1947 nos subúrbios do Rio de Janeiro, e brincava pelas ruas de seu bairro como toda criança...

Brincando de roda

De 1990 até hoje, Ivan Cruz pintou cerca de 150 quadros, retratando mais de 100 brincadeiras distintas, e chamou essa série de “Brincadeiras de Criança”, que cresceu de tal forma sua expressão e repercussão que se transformou em um projeto, pois passou a reunir em suas exposições não só os quadros, mas os brinquedos retratados, oficinas de brincadeiras e confecção de brinquedos, contadores de história, além de uma ambientação com músicas da época, como cantigas de roda...Tudo nascido do sonho, da saudade e da vontade de fazer com que todos voltassem a brincar e as crianças de hoje aprendam o verdadeiro espírito dessa arte que está sendo deixada de lado hoje em dia.
Corrida de Rolimã

Cruz baseia seu trabalho na frase que criou: “A criança que não brinca não é feliz, ao adulto que quando criança não brincou, falta-lhe um pedaço no coração”.
Sucesso total, o projeto vem crescendo com inúmeras exposições em várias instituições e espaços culturais, sempre ganhando força e aplausos das mais diversas camadas sociais e profissionais, por apresentar como importante ferramenta para as áreas de Arte-educação, Pedagogia, Educação Física, Música, Psicologia Infantil, Literatura entre outras, sempre servindo também como disseminador das Artes Plásticas no público em geral.

9 comentários:

BRINCADEIRAS DE CRIANÇA disse...

Carìssima Andrea, como é bom encontrar na net alguem como vê mostrando o meu trabalho!
Fico muito feliz com iniciativas desta natureza!
Montei um espaço novo em Cabo Frio com a proposta de fornecer material para os profissionais da educação ou afins - quadros , esculturas e depoimentos - relacionados às brincadeiras que brinquei!
Muito obrigado!
ivan cruz

Andrea Savoia disse...

Caro Ivan,
Muito obrigada pela visita e pelo comentário no meu blog.
Postei suas obras pois gostei muito das pinturas e esculturas. Sou professora e com certeza divulgarei seu nome e suas obras aos meus alunos.
Parabéns!
Um grande abraço!

Guilherme Ferreira disse...

e você voltou a publicar! =]

Silvia Gomes disse...

Querida Andrea concordo com você Ivan Cruz é um artista ímpar, que se importa em resgatar as brincadeiras de infância que estão tão distantes das crianças do nosso tempo, precisamos abrir novamente este espaço para brincar e ser criança. Estou trabalhandp esta temática com meus alunos do quarto ano. Se quiser dar uma olhada estamos no blog http://oprazeremaprender.zip.net
bjus carinhosos!!
Professora Silvia

andresa dolzan disse...

Querida Andreia comecei a pesquisar artistas que retrataram obras infantis e como estou no inicio de minha facu de Artes fiquei conhecendo Ivan Cruz através de seu Blog.
Gostaria de saber se Esse artista é vivo e como faço para manter contato com ele.
Obrigado

Anônimo disse...

A esqueci de passar meu e-mail Andresadolzan@bol.com.br
Andresa.dolzan@hotmail.com

Edna disse...

Olá queridos. Não a quem agradeço primeiro: se é a você Andrea ou se é a você Ivan.
Sou professora tutora externo da UNIASSELVI e estava fazendo uma pesquisa sobre o ensino da Arte, especialmente sobre artistas que retratavam a vida. Foi aí que encontrei vocês. Parabéns pelo trabalho e obrigada por contribuir com sua obra para meu planejamento.
Obrigada

Grazielle Reis disse...

Andréia, muito bom essa sua publicação sobre o Ivan Cruz. Ele é um grande artista!

cleide disse...

Andrea onde consigo a musica do Ivan em audio?
cLEIDE